segunda-feira, 21 de março de 2011

Adega de Borba

Na Adega, após o desengace e esmagamento da uva, inicia-se o processo de fermentação alcoólica, seguida de maceração, de 6 a 10 dias, a temperatura controlada de 25ºC.
Após a fermentação maloláctica, o vinho estagia de 6 a 12 meses em depósitos de inox antes de ser engarrafado.
Aspecto límpido, cor granada com nuances violáceas. Aroma fino, jovem, frutado com predominância de frutos silvestres.
Sabor macio, fresco com alguma adstringência confirmando os frutos silvestres e frutos vermelhos maduros e persistentes no final da prova.
Falo-vos hoje de um dos vinhos com que pode acompanhar as suas refeições no Terrace:



Hoje viajamos, portanto, a Borba.
Viajamos virtualmente até à página da empresa responsável por um dos produtos de que vos falo hoje, refiro-me à página da Adega Cooperativa de Borba.
Pois ficamos a saber que foi fundada em 1955 e que não fosse a ajuda da então Junta Nacional do Vinho, a cultura da vinha teria desaparecido completamente da região, pois todos os incentivos da época estavam virados para a cultura dos cereais, e fazer do Alentejo o celeiro do País era uma politica mais que consolidada para a época.
Hoje a Adega Cooperativa de Borba reúne 300 viticultores associados que cultivam cerca de 2.100 hectares de vinha, distribuindo por 70% castas tintas e 30% de castas brancas.
Fica o sublinhar da busca do reforço da qualidade dos seus produtos, em que a Adega Cooperativa de Borba afirma ter hoje em marcha um ambicioso projecto de aproximação do viticultor à Adega, incutindo neste a paixão de fazer grandes vinhos.
Talvez por tudo isso (e mais que na página encontrará) a Adega Coop. Borba tem vindo a apresentar todos os anos vinhos nos concursos nacionais e internacionais, nos quais foi regularmente galardoada.  Dos muitos galardões identificados destaco alguns, só de 2010: a medalha de ouro no Sélections Mondiales dês Vins (Canadá); medalhas de prata no Decanter World Wine Awards (UK), no Concours Mondial de Bruxelles, no Bacchus Madrid, no Challenge International du Vin (França), no Berliner Wein Trophy; e a medalha de bronze do Asia Wine Challenge.
TCHIM-TCHIM

(fotografia in Lugares e Datas)

Sem comentários:

Enviar um comentário