quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

batata

Na terça-feira, dia 15 de Fevereiro de 2011, o prato do dia no Terrace foi "Gratinado de Batatas e Queijo".
Inauguramos aqui a nossa rubrica "ingredientes" começando por vos falar um pouco da batata.


A  batata (Solanum tuberosum) é um tubérculo pertencente à família das Solanáceas. É um dos vegetais mais utilizados em todo o mundo, cultivando-se actualmente milhares de variedades.
Os primeiros cultivos deste legume foram na região dos Andes há cerca de mil anos atrás, sendo levado do Peru para a Europa em meados do século XVI, onde primeiramente foi cultivado como uma planta tropical exótica e com fins medicinais. Somente dois séculos depois foi incorporado na dieta regular dos europeus.
No nosso país, a batata é uma importante cultura onde se calcula que, anualmente, sejam cultivados, cerca de 47.000 hectares, dos quais aproximadamente 77% correspondem a batata de regadio, obtendo-se uma produção anual superior a 700.000 toneladas.
           A batata é cultivada em todo o território nacional, preferencialmente em locais cujas temperaturas não sofram grandes amplitudes e, sobretudo, onde a ocorrência de geadas seja nula. As áreas de mercado mais representativas são Aveiro, Viseu, Montijo, Oeste, Bragança e Chaves.
Muito rica em carbohidratos, a batata é uma grande fonte de energia. Contém ainda sais minerais, vitamina C e, em pequenas quantidades, vitaminas do Complexo B e também alguns minerais, como o potássio e o cálcio.
Embora o seu teor calórico não seja muito elevado, este pode triplicar em processos como a fritura, uma vez que o tubérculo absorve grande parte da gordura usada no método culinário.
A batata é uma hortaliça muito versátil, que pode ser utilizada numa infinidade de pratos, como sopas e guisados e também como acompanhamento versátil de carnes, aves e peixes, onde  pode ser confeccionada cozida, frita, assada, salteada, gratinada ou em puré.
 
Fontes: texto e imagem 

Sem comentários:

Enviar um comentário