segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Caril

Hoje, segunda-feira, dia 21 de fevereiro de 2011, o prato do dia no Terrace é Caril de Frango.  A propósito vamos hoje falar-vos um pouco de Caril.



O caril ou curry é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como a Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos. É também um preparado típico da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.
Este condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes.
Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas actualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril, etc.
A introdução da palavra caril na língua portuguesa remonta a 1563, data do primeiro registo escrito, tendo tido como origem a língua tâmil.
Se não é fã de comida asiática, a pesquisa agora revelada no Reino Unido pode fazê-lo mudar de ideias: segundo o professor Murali Doraiswamy, da Universidade de Duke na Carolina do Norte, EUA, a curcumina - componente de uma raiz usada para fazer caril - consegue evitar que se espalhem as placas amilóides, depósitos de proteínas que degradam as ligações entre as células cerebrais.
Este efeito poderia prevenir doenças como Alzheimer ou demência, um benefício para os amantes de caril que incluam na sua alimentação esta mistura de especiarias entre duas a três vezes por semana. Segundo o site da BBC, os investigadores obtiveram resultados positivos nos testes que efectuaram com ratos, estando agora a estudar uma forma de aplicar a mesma terapêutica em pacientes de Alzheimer, que poderão tirar proveito da curcumina.


Fontes: Wikipédia e Portal das Curiosidades

Sem comentários:

Enviar um comentário